O Butiá, Itapuã

Explore o guaíba

A gente vive de costas pro rio. É hora de dar a volta. 

 
 

O BARCo


Itapuã guarda muitos segredos. Os mais belos estão escondidos em sua longa costa. São praias desertas, morros cobertos por vegetação nativa, enormes formações graníticas, enseadas esquecidas.

O Barco te leva até o Parque Estadual de Itapuã, um verdadeiro paraíso que conserva os últimos resquícios de mata atlântica de região metropolitana de Porto Alegre. Embora não seja permitido desembarcar, a expedição é uma verdadeira viagem no tempo e a descoberta de um lugar inacreditavelmente belo, muito próximo da cidade e longe da civilização. Sinta-se um desbravador.

Passeio de uma hora de duração saindo do Butiá, em Itapuã
Reserva prévia indispensável


PERGUNTAS FREQÜENTES

 

Onde fica Itapuã?
Itapuã fica a uma hora de Porto Alegre por via totalmente asfaltada. É uma região belíssima e pouco conhecida. O Parque Estadual de Itapuã abriga o último bastião de mata atlântica intocada da região metropolitana e marca o encontro do Guaíba com a Lagoa dos Patos.

De onde sai o Barco?
Os passeios de barco saem do Butiá, uma antiga fazenda à beira do rio, a quatro quilômetros da vila de Itapuã, onde você pode almoçar ou passar a tarde. Os grupos são pequenos. As vagas são limitadas e é preciso reservar com antecedência. Você precisa ir com seu próprio carro até O Butiá para fazer o passeio. Não há opção saindo de Porto Alegre.

Como faz para chegar?
A gente manda o mapa por e-mail. Basta fazer uma reservinha aqui.

Como faço para reservar?
Basta preencher o formulário de reservas. As instruções de como chegar e a senha para entrar na fazenda serão enviadas por e-mail. A reserva prévia é indispensável, porque as vagas são limitadas.

Quanto custa o passeio?
O passeio custa R$ 90 por pessoa. O pagamento deve ser feito no local em dinheiro ou cartão de crédito ou débito. A gente aceita Visa, Master, Amex e Dinners. 

O que eu devo levar?
Bom humor, protetor solar, repelente, roupa de banho, toalha e principalmente uma canga ou colcha pra colocar sobre a grama se você quiser ficar no Butiá depois do passeio. Ah! Salto alto é uma desvantagem no nosso terreno íngreme e cheio de pedras.

Que tipo de barco é? Ele é seguro?
Nós temos dois barcos à disposição para passeios. Ambos são infláveis de casco rígido, extremamente seguros. São o mesmo tipo de barco que a Marinha do Brasil usa para patrulhamento de fronteiras e resgates em alto mar. O maior tem capacidade para 28 passageiros confortavelmente sentados e está equipado com dois modernos e potentes motores de popa, GPS, ecobatímetro e todos os equipamentos de segurança necessários para uma navegação segura. Com pouco calado, ele pode chegar muito próximo da terra, permitindo que com alguma sorte se avistem os animais silvestres que habitam a costa, como capivaras, lontras, ratões do banhado, tartarugas, bugios e até mesmo jacarés, além de um sem-número de aves.

 

Nosso novo barco pode levar até 28 passageiros.

 

Importante: O Barco é aberto — sempre respinga um pouco de água (às vezes, muita!). No verão, talvez você tenha que molhar as canelas pra entrar, então traga roupas leves e prepare-se para tirar os sapatos. No inverno, é sempre bom trazer um casaco impermeável.


NÃO TRAGA COMIDA OU BEBIDAS.
CONSUMA AS NOSSAS! 


Posso levar meu cão no barco?
Sim! Cachorros de colo podem embarcar!

E se chover?
Se chover muito, toda nossa programação será cancelada. A gente avisa todo mundo que reservou por mensagem e por e-mail, além de divulgar o cancelamento em nossas redes sociais. 

*

Mais dúvidas? Tudo o que você sempre quis saber sobre o Butiá (e nem sabia que queria saber) está aqui.