Itapuã guarda muitos segredos. Os mais belos estão escondidos em sua longa costa. São praias desertas, morros cobertos por vegetação nativa, enormes formações graníticas, enseadas esquecidas.

O Barco te leva até o Parque Estadual de Itapuã, um verdadeiro paraíso que conserva os últimos resquícios de mata atlântica de região metropolitana de Porto Alegre. Embora não seja permitido desembarcar, a expedição é uma verdadeira viagem no tempo e a descoberta de um lugar inacreditavelmente belo, muito próximo da cidade e longe da civilização. Sinta-se um desbravador.

A paradisíaca Praia do Tigre, na Lagoa dos Patos

A paradisíaca Praia do Tigre, na Lagoa dos Patos

O farol de Itapuã

A enseada da Praia do Sítio

O magnífico Pontal de Itapuã

O magnífico Pontal de Itapuã

Os roteiros

O Barco não tem roteiro definido, pois é a vontade de seus tripulantes e as condições do tempo que dirão por onde é melhor seguir viagem. A princípio o destino é cruzar a fronteira entre o Guaíba e a Lagoa dos Patos, aventurando-se pelo Mar de Dentro até a Praia de Fora, no Parque Estadual, passando pelas enormes formações rochosas que ficam próximas ao farol de Itapuã. 

As alternativas são igualmente tentadoras. Pode-se visitar a Ilha do Junco e a Ilhota da Ponta Escura, do outro lado do canal, ou, em dias de bom tempo, prosseguir até a Ilha do Barba Negra, numa expedição de mais de três horas de duração (esta sim com direito a um desembarque!).

A embarcação

O Barco em seu ancoradouro

O Barco em seu ancoradouro

O Barco é um inflável de casco rígido extremamente seguro. Com capacidade para seis passageiros confortavelmente sentados, está equipado com um moderno e potente motor de popa de 115 HP, GPS, ecobatímetro e todos os equipamentos de segurança necessários para uma navegação segura. Com pouco calado, ele pode chegar muito próximo da terra, permitindo que, com um pouco de sorte, se avistem animais silvestres que habitam a costa, como capivaras, lontras, ratões do banhado, tartarugas, bugios e até mesmo jacarés, além de um sem-número de aves.

Tarifas

O Barco custa R$ 90,00 por pessoa e a duração do passeio é de uma hora.