Um passeio pela Zona Sul:

Você não tem a menor pressa para chegar. O sol brilha, o Guaíba é um espelho azul e o dia começa preguiçoso. Aproveite a manhã e siga pela zona sul de Porto Alegre, sempre pela beira do rio. Se você vem de outra cidade pela Freeway, este é também o melhor caminho. 

Na Avenida da Legalidade e da Democracia (que todo mundo continua chamando de Castelo Branco), mantenha-se na pista central. Siga pela Avenida Mauá até o Gasômetro. Se for sábado, você pode seguir em frente pela Edvaldo Pereira Paiva até o Museu Iberê Camargo. Se for domingo ou feriado, a avenida estará fechada e você terá que fazer um pequeno desvio pela Borges de Medeiros. Vá até o Barra Shopping Sul, seguindo pela Av. Diário de Notícias até a rótula com a Wenceslau Escobar. Mantenha-se na Wenceslau, cruzando o bairro Tristeza. Siga em frente, descendo a lomba da Pedra Redonda e entrando na Cel. Marcos. Na esquina da Rua Dea Coufal, onde fica o tradicional Restaurante Bologna, você pode optar por uma rota alternativa pela Praia de Ipanema, à beira do Guaíba.


Alternativa: pela beira do rio até a Belém Novo

Um caminho bucólico e quase rural te espera virando à direita na Rua Dea Coufal. Siga pela Praia de Ipanema. Continue em frente. Passe pelos arcos do Guarujá e dobre à esquerda quando a Av. Guaíba acabar. Na próxima bifurcação, vire à direita na Av. da Serraria. Siga até a rótula seguinte e vire novamente à esquerda. Siga reto. Na próxima rótula, vire à direita em direção a Belém Novo. Na única sinaleira do bairro, vire à esquerda. A estrada faz uma grande curva. Siga em direção ao Lami (são cerca de nove quilômetros até lá). Mantenha-se sempre na estrada principal em direção a Itapuã.


Se você já conhece a praia de Ipanema e quer ganhar alguns quilômetros, siga reto. Na próxima rótula, vire à esquerda em direção à Hípica, Restinga e Belém Velho. Siga a Av. Juca Batista até a grande bifurcação da Av. Edgar Pires de Castro, mantendo-se à direita em direção a Belém Novo.

Da Hípica ao Aeroclube, que fica bem em frente ao condomínio Terraville, são mais 3 km. E de lá mais 3 km até o centrinho de Belém Novo (cuidado com os pardais). Na única sinaleira do bairro, vire à esquerda. A estrada faz uma grande curva. Siga em direção ao Lami (são cerca de nove quilômetros até lá). Mantenha-se sempre na estrada principal em direção a Itapuã.

No Lami, você pode zerar seu hodômetro no Posto do Lúcio (BR), que fica à sua esquerda. Siga sempre em frente. São mais 12 quilômetros até o próximo posto, que marca a entrada de Itapuã. Aproveite a paisagem!

 

Em Itapuã

Você saberá que chegou a Itapuã quando encontrar o Posto Ipiranga e o Restaurante da Vó, depois de uma curva e de uma pequena ponte. Agora zere o hodômetro e siga direto por mais 4,5 km em direção ao Parque Estadual. Não entre na vila. Mantenha-se fiel ao asfalto que te trouxe até aqui. Findos os 4,5 km, você verá do seu lado direito um portão de madeira com uma parada de ônibus bem na frente. Número 4100. Não saia do asfalto em nenhum momento!

Ufa. É aqui.

Digite o código de acesso que você recebeu ao finalizar a reserva. Não esqueça da letra E no final, de “entrar”. O portão fecha automaticamente.

Siga pela estrada até a beira do rio. Bem vindo!

É um prazer te receber!